Olá amigos visitantes vou falar um pouco sobre
PROPOSTAS DE PROJETOS
Este módulo: Elaboração de projetos, trouxe o olhar de grandes nomes da educação sobre projetos e suas implicações.
Eles enfocam suas discussões sobre projetos, interdisciplinaridade, autonomia do trabalho pedagógico, no estímulo e na cooperação, mostrando a importância de partir da necessidade e interesse dos alunos para alcançar uma aprendizagem mais significativa.
As leituras foram bastante significativas para minha prática, pois tive a oportunidade de refazer meu conceito a respeito do que é interdisciplinaridade e construir novo um pensamento sobre projetos.
O projeto promove a articulação dos diferentes saberes, abrange as diversas linguagens, além de promover uma aprendizagem contextualizada e significativa que perpassa as paredes da escola e envolve toda comunidade escolar, estimulando uma maior participação da família.
Como bem fala Paulo Freire, “a escola deve ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformar”. Ele através dos seus escritos transformou a educação do Brasil e a consciência de muitos educadores. Freire deu uma grande contribuição para o avanço na educação, defendi que o individua aprendi entre si mediado pelo mundo, sendo necessário, relações afetivas e democráticas.
Já Soymour, como admirador de Freire e Seguidor de Piajet, acredita no diálogo e na aproximidade interpessoal entre o educador e educando para que aja aprendizagem. Ele defende que a realidade do indivíduo deve ser respeitada e utilizada na escola. Uma vez, que a criança convive no seu no meio social com a tecnologia, na escola não pode ser diferente. É necessário manter a curiosidade e o potencial intelectual da criança. Por isso, o ensino precisa avançar na tecnologia. Não se pode pensar que numa sociedade onde uma criança de 3 anos lida normalmente com um computador, um professor não faça uso desta ferramenta no seu dia-a-dia . Soymour é bem apelativo em sua fala quando diz:
“Vamos poupar as crianças desse processo de ensino escolar que é traumatizante, perigoso e precário e manter a curiosidade e senso de seu próprio poder intelectual.”
O autor acima, destaca a importância do computador como ferramenta indispensável para a aprendizagem.
Nos dias atuais não podemos iguinorar o poder da tecnologia nas atividades pedagógicas.
Entretanto, trabalhar através de projetos que valorize o mundo real do aluno é de ordem fundamental, porém utilizar ferramentas tecnológicas que possa acordar nosso aluno para a aprendizagem é necessário.
Texto de Joana Trajano
Atividade 1.5 (Proposta de Projeto