sábado, 17 de setembro de 2011

PROPOSTAS DE PROJETOS


Olá amigos visitantes vou falar um pouco sobre

PROPOSTAS DE PROJETOS

                                               
Este módulo: Elaboração de projetos,  trouxe o olhar de grandes nomes da educação sobre projetos e suas implicações.
Eles enfocam  suas discussões  sobre projetos,  interdisciplinaridade, autonomia do trabalho pedagógico,  no estímulo e na cooperação,  mostrando a  importância de partir da necessidade e interesse dos alunos para alcançar uma aprendizagem mais significativa.  

As leituras foram bastante significativas para minha prática, pois tive a oportunidade de  refazer meu conceito a respeito do que é interdisciplinaridade e construir novo um pensamento sobre projetos.                                                                                           

O projeto promove a articulação dos diferentes saberes, abrange as diversas linguagens, além de promover uma aprendizagem contextualizada e significativa que perpassa as paredes da escola e envolve toda comunidade escolar, estimulando uma maior participação da família.

Como bem fala Paulo Freire, “a escola deve ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformar”.  Ele através dos seus escritos transformou a educação do Brasil e a consciência de muitos educadores. Freire deu uma grande contribuição para o avanço na educação,  defendi que o individua aprendi entre si mediado pelo mundo, sendo necessário,  relações afetivas e democráticas.

 Soymour, como admirador de Freire e Seguidor de Piajet, acredita no diálogo e na  aproximidade interpessoal entre o educador e educando para que aja aprendizagem. Ele  defende  que a realidade do indivíduo deve ser respeitada e utilizada na escola. Uma vez, que a criança convive no seu no meio social com a tecnologia, na escola não pode ser diferente. É necessário manter a curiosidade e o potencial  intelectual  da  criança.  Por isso, o ensino precisa avançar na tecnologia. Não se pode pensar que numa sociedade onde uma criança de 3 anos lida normalmente com um computador, um professor não faça uso desta ferramenta no seu dia-a-dia .  Soymour é bem apelativo em sua fala quando diz:

“Vamos poupar as crianças desse processo de ensino escolar que é traumatizante, perigoso e precário e manter a curiosidade e senso de seu próprio poder intelectual.”

O autor acima,  destaca a importância do computador como ferramenta indispensável para a aprendizagem.
Nos dias atuais não podemos iguinorar o poder da tecnologia nas atividades pedagógicas.
Entretanto, trabalhar através de projetos que valorize o mundo real do aluno é de ordem fundamental, porém utilizar ferramentas tecnológicas que possa acordar nosso aluno para a aprendizagem é necessário.

Texto de Joana Trajano
Atividade 1.5 (Proposta de Projeto