sábado, 27 de agosto de 2011

Projeto Pedagógico



Falar em projeto pedagógico é algo maravilhoso, pois trabalhar com esta metodologia é encantador.
Através de projetos podemos desenvolver uma prática integradora, interdisciplinar, assim desenvolvendo de forma significativa as habilidades e competências dos alunos.
No momento estou trabalhando o Projeto: O destino do lixo. Esta temática rompeu as barreiras das disciplinas e colaborou para uma melhoria na qualidade de vida das crianças e da comunidade escolar, além de promover uma articulação entre as diversas áreas do conhecimento.
Através do projeto é até possível focar uma particularidade de uma determinada área, porém esta nunca se fecha em si mesma.
Desenvolver projetos exige um trabalho colaborativo entre as pessoas envolvidas, estabelece uma relação positiva entre os saberes, favorecendo a contextualização dos conceitos e estratégias. Para tanto, o professor precisa adquirir uma postura do comprometimento e do desejo de reconstrução da sua prática pedagógica.

Atividade 1.3
Módolo: Elaboração de Projeto
Olá, colegas do Proinfo de todo Brasil!

Vocês se deleitaram com o maravilhoso texto de Machado?
Ele nos fala de projeto de vida, e traz uma abordagem crítica e reflexiva sobre projeto, palavra que tanto escutamos falar. Nos mostra que um projeto nasce de uma inquietação, de uma busca por uma resposta, além de nos alertar sobre a importância de se ter uma projeto de vida, um objetivo, metas a ser alcançadas.
Caros colegas, como o próprio Machado afirma: “Quem não procura nada, quem não tem metas, morreu e esqueceu de ser avisado”.
Por isso mesmo, o atual momento da educação nos convida a se aventurar em busca de novos conhecimentos. E  aí, vamos nos....